Agora, todos os classificados já estão definidos

A Colômbia garantiu o primeiro lugar no grupo H. Foto: Fifa/Divulgação

A primeira fase da Copa do Mundo da Rússia acabou nesta quinta-feira, com os dois últimos classificados para as oitavas de final: Japão e Colômbia, ambos no grupo H. No Grupo G, que também fechou nesta quinta, Bélgica e Inglaterra já estavam garantidos, mas apenas definiram o primeiro lugar da chave – que acabou ficando com os belgas.

Mas, sobre os outros dois classificados, a Colômbia tem muito o que comemorar. Depois de uma tensa derrota para o Japão na estreia, conseguiu reagir e ainda terminou em primeiro lugar do grupo. Fez uma grande atuação contra a Polônia, na segunda rodada, e fez o suficiente para vencer Senegal por 1 a 0, nesta quinta, e eliminar os africanos.

Agora, os colombianos terão uma pedreira pela frente:a Inglaterra, que tem um bom time, além de levar em conta a tradição da camisa.

O Japão se classificou com o melhor ‘fair play’. Rigorosamente empatado com os senegaleses em todos os critérios de desempate em campo, sobrou para os cartões amarelos. E, neste quesito, os japoneses tiveram um a menos do que os senegaleses. E levaram a vaga mesmo perdendo por 1 a 0 para já eliminada Polônia.

Só achei feio os minutos finais do jogo. Sabendo da derrota de Senegal, o Japão simplesmente ‘abandonou’ o jogo contra os poloneses que, por sua vez, também não estavam mais interessados na partida, com o placar em vantagem. Vaias foram ouvidas no estádio.

Agora, o Japão não terá vida fácil nas oitavas de final. Pega a Bélgica, que terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e tem um timaço. Difícil para o time da terra do Sol nascente ir adiante.

A Colômbia garantiu o primeiro lugar no grupo H. Foto: Fifa/Divulgação

Ao menos, repete os feitos de 2002 e 2010, quando conseguiu passar da fase de grupos da Copa do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *