Croácia faz história ao chegar à final da Copa do Mundo!

A Croácia, quem diria, está na final da Copa do Mundo! Um país com pouco mais de 4 milhões de habitantes, com uma liga profissional sem nenhuma expressividade e uma região que há menos de 30 anos convivia com guerras, agora pode conquistar um título mundial.

A vitória por 2 a 1, na prorrogação, de virada, sobre a Inglaterra, foi mais do que merecida. O time foi amplamente superior durante todo o segundo tempo e soube se recuperar após tomar o primeiro gol logo aos 4min.

Acho muito difícil que o time croata consiga ganhar da poderosa França na final de domingo, às 12h. Só o fato de chegarem à decisão, já devem comemorar muito. Porém, a Croácia tem um elenco cheio de jogadores de altíssimo nível técnico, casos de Modric e Mandzukic, por exemplo, que atuam em grandes equipes da Europa. Não chegaram na final por acaso.

No final de semana, a Croácia terá também a chance de dar o troco nos franceses, 20 anos depois. Isso porque, quando esteve em seu primeiro mundial, em 1998, o time croata foi eliminado na semifinal pelos franceses – em jogo bastante equilibrado na oportunidade.

Muitos podem torcer o nariz e dizer preferir duas equipes ‘tradicionais’ na decisão. Mas acho fantástico um país novo chegar na decisão. E, em termos de final, já pode ser considerada a maior zebra da história das Copas.

*************

Já a Inglaterra não deve baixar a cabeça. Claro que perder a semifinal para uma seleção menos tradicional é difícil, mas os ingleses mostram que têm uma geração com potencial, repleta de jovens talentos e que poderão se aprimorar e irem mais fortes em outras Copas. Vale lembrar que a Inglaterra vem fazendo um forte trabalho nas categorias de base (tanto é que foi campeã mundial sub-20) e vem, inclusive, investindo na formação de novos treinadores, além de já ter a liga profissional mais forte e badalada do mundo há muitos anos.

Tudo isso vem se refletindo dentro de campo e o trabalho na terra da Rainha não pode parar por aí. A tendência é evoluir.

Jogadores da Croácia comemoram a classificação para a final da Copa do Mundo. Foto: Fifa/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *