Mãos calibradas! Elas estão na final!

Olha as meninas do São José aí! A vitória sobre o Venceslau neste sábado à tarde, na prorrogação, colocou o time da região na final do Campeonato Paulista Feminino de basquete.

Um time que, no ano passado, ficou sem atividade por conta da falta de verbas da Prefeitura. Agora, deu a volta por cima. Mesmo sem tanta estrutura e sem tanto dinheiro. Mas com um time de guerreiras, que venceu uma adversária mais estruturada, mostrando que o basquete é uma tradição joseense – jogadoras como Maira e Vitória Marcelino, por exemplo, são pratas da casa, embora a primeira tenha iniciado em Jacareí. Mas, isso não importa.

O fato é que o técnico Carlos Lima conseguiu montar um grupo competitivo e, mesmo em um campeonato esvaziado (só cinco equipes na disputa), já conseguiu fazer bonito. Aliás, mérito do treinador, que há anos trabalha na cidade, já mostrou capacidade e sabe montar times competitivos. Sempre fez boas campanhas no São José.

No começo da temporada, o discurso era apenas de disputar o torneio, já que o trabalho estava recomeçando. Agora, o sonho é maior. O Santo André é amplo favorito. Mas não custa acreditar no São José. Até porque na primeira fase as joseenses venceram as rivais no ginásio da Cidade Jardim.

O local, aliás, virou um pequeno caldeirão. Em seis jogos lá, as joseenses venceram todas. Estão de parabéns.

*************

Volto a insistir que o aporte do poder público é importante nos esportes de alto rendimento. E essas meninas são a prova disso. Na final do Paulista, poderão inspirar e incentivar outras jovens a praticar esportes e, que sabe, seguir carreiras.

A armadora Carolina Ribeiro, por exemplo, nasceu e cresceu em São José. Começou no Atleta Cidadã, jogou no time adulto e hoje brilha na equipe de Recife.

Simplesmente reduzir verbas do esporte não vai resolver os problemas da saúde e nem da educação. E ainda vai deixar o esporte na cidade mais fraco. Cada pasta tem sua verba. Pensem nisso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *