O trabalho tem que continuar!

A derrota do Brasil para a Bélgica foi doída. Em uma Copa do Mundo onde tantos gigantes caíram pelo caminha, existia a expectativa muito grande de que a Seleção Brasileira poderia chega ao hexacampeonato. Faltavam três partidas. Mas o time parou no forte time da Bélgica, que envolveu o time canarinho no primeiro tempo e, após o segundo gol, lembrou até um pouco alguns momentos do fatídico 7 a 1 sofrido para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

O time não tinha um futebol brilhante, mas era seguro e consistente. Poderia ter ido longe. Mas o primeiro tempo desastroso colocou tudo a perder. Uma pena. Ao menos lutou muito no segundo tempo e, por pouco, não consegue o empate no final.

Agora, com os ânimos mais tranquilos, é importante agir com serenidade. Uma dessas ações é manter o técnico Tite no comando do time. Vale lembrar que ele assumiu no meio do ciclo da Copa do Mundo, já em 2016, quando o time estava muito mal nas Eliminatórias, com Dunga, e corria sério risco de ficar de fora do Mundial.

Tite chegou, arrumou a casa e, rapidamente, o Brasil deslanchou e garantiu, com sobras, a vaga na Copa do Mundo. Em dois anos, foram apenas duas derrotas do time sob comando do treinador gaúcho.

Entendo – e parece que a CBF entende também – que o trabalho precisa ter uma continuidade. Até porque hoje não há ninguém à altura de Tite para assumir a equipe. Se alguns jogadores, como o astro Neymar decepcionou, outros ainda podem evoluir muito. Casos de Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Roberto Firmino, por exemplo. Isso sem contar os outros nomes que vão surgir com certeza nos próximos quatro anos.

Tite é muito inteligente, organizado e dedicado ao trabalho. Não pode parar por aí. Se o Brasil quiser buscar o hexa na Copa de 2022, no Catar, já tem que começar a se planejar desde já. E esse planejamento passa, necessariamente, pela continuidade do treinador no cargo.

O técnico Tite após a derrota para a Bélgica. Foto: Fifa/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *